Relação entre o envolvimento parental e o rendimento escolar dos alunos

Bridgette Nhantumbo, Antonio Vallejo, Djossefa Nhanthumbo

Autores

  • Universidade Católica de Moçambique

DOI:

https://doi.org/10.70634/reid.v2i9.104

Palavras-chave:

Envolvimento parental, Rendimento escolar, Família, Alunos

Resumo

A intervenção dos pais e encarregados de educação melhora a qualidade de aprendizagem das crianças e altera a sua atitude face à escola. Este estudo tem como objectivo avaliar a relação família-escola e o seu impacto no rendimento escolar dos alunos do ensino primário, na Cidade da Beira, Moçambique. A amostra foi composta por 2122 pais e igual número de alunos da Sexta e Sétima classes, de duas escolas primárias da Cidade da Beira. Para a obtenção dos dados do envolvimento parental foi aplicado o The Family Involvement Questionnaire-Elementary (FIQ-E)de Manz, Fantuzzo e Power(2004). A análise do rendimento escolar foi feita através das Pautas de Aproveitamento Pedagógico doano lectivo 2014. Os resultados mostram que o rendimento escolar dos alunos foi baixo, embora suficiente para a transição de grau. Quando ao envolvimento parental, foram detectadas anomalias acentuadas, ainda que se destacando um certo envolvimento dos pais nas actividades escolares de casa. O estado civil, nível de escolaridade e estatuto socioeconómico (ESE), foram factores determinantes do envolvimento parental. Foi verificada uma influência significativa do envolvimento parental no rendimento escolar dos alunos. São encorajadas acções promovendo o envolvimento dos pais na escola.

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Publicado

11-11-2022

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