A construção de valores éticos em estudantes universitários: uma análise sobre concepções e práticas de docentes universitários
Bianca Gerente, Dilia Miguel
DOI:
https://doi.org/10.70634/reid.v2i10.117Palavras-chave:
Valores Éticos, Ensino Superior, Docentes UniversitáriosResumo
O artigo tem como tema, a construção de valores éticos em estudantes universitários: uma análise sobre as concepções e práticas de docentes universitários. Tem como objetivo, compreender as práticas de docentes universitários na construção de valores éticos em estudantes universitários. Optou-se por uma metodologia qualitativa, a partir de uma análise bibliográfica, aliada a um questionário aberto feito a quinze docentes universitários, de duas instituições de ensino superior, na cidade de Pemba, nomeadamente a Universidade Católica de Moçambique (Faculdade de Gestão Turismo e Informática e o Departamento de Ética e Cidadania) e a Universidade Lúrio (Faculdade de Engenharia). Diante das transformações que ocorreram na sociedade, é debatida a importância da ética no processo formativo dos estudantes quer seja no ensino médio quer no superior. Concluiu-se que os docentes universitários têm tido o papel não só de apoiar os estudantes na construção de saberes pedagógicos, experiências e bons comportamentos bem como também, tem sido mentores na construção de valores éticos no processo formativo dos estudantes, conciliando a componente intelectual e do conhecimento com a adopção de determinadas práticas de valores éticos de cidadania que vinculam na sociedade.