Uso das Tecnologias Digitais na Comunicação Organizacional: Desafios e Oportunidades

Universidade Católica de Moçambique

Autores

  • Nelito Agostinho
  • Mussa Sirage
  • Bruno F. Gonçalves

DOI:

https://doi.org/10.70634/reid.v1i15.375

Palavras-chave:

comunicação organizacional, desafios, oportunidades, organizações, tecnologias digitais

Resumo

A comunicação organizacional é considerada como um processo activo por meio do qual as organizações se relacionam com o meio ambiente e as subpartes da organização se conectam entre si. Por conseguinte, com o advento da internet o espaço organizacional tem estado a apresentar nas últimas déca­das uma evolução, acomodando um ambiente de crescente sofisticação da comunicação como resultado da revolução tecnológica. Esta realidade impera a necessidade de reinvenção da comunicação organizacional e as estratégias organizacionais, porquanto o cenário social em que actua a organização é agora dinâmica e distinta do passado, caracterizando-se pela introdução das tecnologias digitais o que revolucionou o mundo da comunicação nas organizações. Desta forma, a presente pesquisa foi realizada com suporte numa revisão bibliográfica e foi motivada pela necessidade de se compreender os desafios e oportunidades do uso das tecnologias na comunicação organizacional. Os resultados inspiram que, pese embora um dos maiores desafios seja a integração e socialização dessas tecnologias pelos sujeitos ou intervenientes do processo de comunicação, o seu uso configura-se como um activo estratégico e desempenha um papel de relevo na dinâmica das organizações, destacando-se a oportunidade na transformação das actividades e nos processos administrativos das respectivas organizações.

Downloads

Publicado

26-07-2024