A utilização do eLearning no desenvolvimento de um curso de doutoramento em Ciências da Educação, em Moçambique
José Lagarto, Isabel Baptista, José Matias Alves, Vânia Sousa Lima
Palavras-chave:
Cooperação para o Desenvolvimento, Formação de Docentes Universitários, E-Learning, Formação a Distância, Learning Management Systems, Avaliação em E-LearnigResumo
A oportunidade de realizar um doutoramento em Ciências da Educação em Moçambique nasceu da necessidade de formação de docentes da UCM e do desejo da UCP em colaborar ativamente neste projeto. A organização do curso em Nampula, com docentes da UCP, implicava a conceção de um modelo de formação que garantisse que o currículo desenvolvido em Portugal fosse, também neste contexto, integralmente cumprido. Assim, e tendo em conta que a totalidade da lecionação não se poderia fazer de forma presencial, definiu-se um modelo de ensino a distância, que previa duas semanas de formação presencial no início de cada semestre e formação online entre as sessões presenciais. O desenvolvimento curricular incluiu a realização de atividades programadas, muito centradas na realidade moçambicana.