Inclusão de alunos com deficiência visual no ensino geral em Moçambique – Revisão sistemática da literatura

António Das Torres Cunhamissa

Autores

  • Universidade Católica de Moçambique

DOI:

https://doi.org/10.70634/reid.v15i02.432

Palavras-chave:

Inclusão, Deficiência visual, Ensino geral

Resumo

A presente revisão sistemática de literatura apresenta o panorama da inclusão de alunos com deficiência visual no ensino geral em Moçambique. A pesquisa tem como objectivo demostrar os desafios e possibilidades da efectiva inclusão destes alunos no ensino. Ela é de natureza qualitativa, baseada na análise de conteúdos. Os resultados do estudo demostram que o ensino em Moçambique, envolvendo crianças com deficiência visual, continua a ser um desafio, pois, existe falta de meios de ensino qualificados e corpo docente não formado na matéria de inclusão, falta de infra-estruturas adaptadas, fraco acompanhamento por parte dos pais/encarregados de educação e existência de estigma. 

Downloads

Publicado

18-12-2024

Artigos Similares

<< < 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.