Influência de marketing promocional na atracção e retenção dos clientes nas empresas de telefonia móvel. Um estudo comparativo das empresas A e B (2018 a 2020)
Amnésia Zelfa Pestana Paulo, Muanassa Manuel Gonçalo, Domingos Pedro Zina Faz-Ver, PhD
DOI:
https://doi.org/10.70634/reid.v16i01.514Palavras-chave:
Marketing Promocional, Atracção e Fidelização, ClientesResumo
O presente trabalho tem como objectivo, analisar a influência do marketing promocional na atracção e retenção dos clientes nas empresas A e B (2018-2020). A pesquisa buscou responder à questão “qual é a influência do marketing promocional na atracção e retenção dos clientes na A e B (2018-2020)?” Em termos metodológicos, a pesquisa teve uma abordagem qualitativa; quanto à natureza é comparativa. Com recurso à bibliografia e entrevista, foram recolhidos dados primários e secundários de uma população de 119 colaboradores, sendo 62 da empresa A e 57 da B, da qual participaram da pesquisa 6 colaboradores. O estudo foi feito na província de Sofala, cidade da Beira. Os resultados mostram que para manter os seus clientes, a empresa A dispõe de telemóveis de boa qualidade, serviços de Elite Básico e ilimitado, enquanto que a B usa o marketing directo, diferenciação dos produtos e segmentação do mercado. Com isso, concluiu-se que a empresa A consegue reter mais clientes com a aplicabilidade do marketing estratégico em relação a empresa B, pois ao longo da pesquisa foi notável que a empresa conseguiu duplicar o número de clientes, afirmando que actualmente, na província de Sofala, tem maior número de clientes em relação as outras operadoras, e que 60% dos usuários de telefonia móvel, a nível nacional, utilizam a B para se comunicarem.
