Professor um eterno Aprendiz: a Escola como um espaço de Desenvolvimento Profissional
Maura Manoel, Ilidia Cabral
DOI:
https://doi.org/10.70634/reid.v1i9.98Palavras-chave:
Formação contínua, Desenvolvimento profissional docente, Jornadas pedagógicasResumo
Este artigo parte do pressuposto de que a escola é um espaço onde o professor não apenas ensina, mas também aprende. É durante o exercício da sua profissão, quando se depara com dificuldades no processo de fazer aprender, que o professor mais facilmente percebe a necessidade de uma constante busca por novas aprendizagens, ou seja, de um desenvolvimento profissional contínuo. São apresentados os resultados obtidos através de uma pesquisa a nível de doutoramento, onde se elegeu como objecto de estudo as Jornadas Pedagógicas, levadas a cabo nas escolas de Moçambique, por se tratar de uma actividade que visa a formação contínua dos docentes. O propósito da investigação foi o de analisar as Jornadas Pedagógicas e a sua eficácia para o desenvolvimento profissional dos professores primários e dos directores pedagógicos. A metodologia adoptada para é de cariz essencialmente qualitativo, tendo-se procedido a um estudo de caso em duas escolas primárias da Beira, Moçambique. Como instrumentos de colecta de dados, foram aplicados questionários aos professores, realizaram-se entrevistas semiestruturadas com professores e directores adjuntos pedagógicos, tendo-se procedido, também, a análise documental e observação. Os dados foram analisados à luz dos contributos dos autores que sustentam esse estudo, fazendo-se uma abordagem comparativa entre as duas escolas. As principais conclusões apontam para o facto de que, embora os participantes tenham expressado no seu discurso a valorização das Jornadas Pedagógicas e as terem avaliado de forma positiva, esta actividade ainda apresenta muitas limitações no que tange ao desenvolvimento profissional do professor. Não foram encontradas evidências de que a participação dos docentes nas Jornadas Pedagógicas esteja a ter impacto significativo no desempenho dos professores ou no aproveitamento dos alunos.