Google Earth como Ferramenta Didáctica - Um estudo de caso numa Escola Secundária

Nelson Amade, Marco Painho

Authors

  • Administrador Reid

DOI:

https://doi.org/10.70634/reid.v1i1.6

Keywords:

Tecnologias Geo-espaciais, Geografia, Ensino, Aprendizagem

Abstract

Um Sistema de Informação Geográfica (SIG) é uma ferramenta que permite reunir, armazenar, manipular e representar informação referenciada geograficamente a partir da combinação do hardware, software, dados, métodos e recursos humanos que operam de forma coerente para produzir e analisar informações geográficas Melo et. al., 2006; Camara (1994) citado por (Gomes, 2006). Actualmente, constitui-se como uma ferramenta essencial para o uso efectivo da informação geográfica, informação que se assume como ponto de partida para compreender o mundo em que vivemos, estando presente no programa de muitas disciplinas, dentre as quais a disciplina de Geografia. O presente estudo tem por objectivo analisar o método de ensino actual na disciplina de Geografia e propor novas abordagens na leccionação com recurso ao uso de tecnologias geo-espaciais, as quais apresentam um enorme potencial didáctico. O estudo abarcou o método qualitativo e quantitativo. Os alunos divididos em dois grupos foram submetidos a uma actividade que tinha como tarefa analisar espacialmente alguns locais e fazer interpretação de gráficos usando os dois métodos (actual e o proposto). Depois da actividade foram submetidos a um questionário tendo-se os resultados mostrado favoráveis à integração de tecnologia geo-espacial em sala aulas.

A Geographic Information System (SIG) is a tool that allows collection, storage, manipulation, and representation of geographically referenced information through a combination of hardware and software, methods, data and human resources that operates in a coherent way to produce and analyze geographical information Melo et. al., 2006; Camara (1994) citado por (Gomes, 2006).In our days, it's a fundamental tool to treat effectively geographic information, information that's very important and crucial to understand the world that we live, it is incorporated in a curriculum of many subjects, like Geography.This study aims to analyze the current method of teaching in the discipline of Geography and propose new approaches in teaching using the use of geospatial technology, which presents an enormous educational potential. The study encompassed qualitative and quantitative methods.The students divided into two groups underwent an activity that had the task to spatially analyze and do some local interpretation of graphs using the two methods (current and proposed). After the activity the students answered a questionnaire and the results showed favorable to the integration of geospatial technology in classroom lessons.

Published

2022-11-01

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