Estratégias de Aprendizagem em grupo. Perceções de Alunos e Professores

Ana Satiel

Autores/as

  • Universidade Católica de Moçambique

DOI:

https://doi.org/10.70634/reid.v1i11.132

Palabras clave:

Estratégia de estudo, Aprendizagem, autorregulação

Resumen

O processo de aprendizagem, no ensino superior, tem sido marcado por certas mudanças, na relação entre o estudante e docente. O estudante passa a ser corresponsável da própria aprendizagem. Com este artigo, procuramos compreender as estratégias da aprendizagem por parte dos estudantes do primeiro ano dos cursos de Gestão de Recursos Humanos e de Marketing e Relações Públicas, que ingressaram em 2016, e seus professores, sobretudo na disciplina de Matemática. A pesquisa assumiu um desenho metodológico de estudo de caso e teve uma abordagem qualitativa baseada no paradigma compreensivo e interpretativo. Os resultados levam a concluir que a estratégia da aprendizagem que os estudantes mais usam é o estudo em grupo, onde resolvem os exercícios e consolidam a matéria de forma conjunta.  Mas, é da responsabilidade de cada estudante, aprofundar mais, de forma individual, dependendo do nível de assimilação da matéria. O estudo em grupo, pode potenciar a aprendizagem e desenvolver o processo de autorregulação. Mas, para tal, há que se acautelar condições como responsabilidade do aluno e do professor, comprometimento e foco.

Archivos adicionales

Publicado

2022-11-11

Artículos similares

<< < 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>