Ensino híbrido no ensino superior em tempo da pandemia covid-19

Simone Mura, Heitor Simão

Auteurs

  • Universidade Católica de Moçambique

DOI :

https://doi.org/10.70634/reid.v1i13.163

Mots-clés :

ensino híbrido, sala de aula invertida, tecnologia na sala de aula

Résumé

A presente pesquisa decorreu no primeiro semestre do ano 2021 e fez-se a análise duma experiência do ensino híbrido desenvolvida em tempo de pandemia covid-19 em duas turmas do 3.º ano do curso de Licenciatura em Informática da Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Católica de Moçambique. Teve como pergunta de partida: quais as potencialidades e desafios emergentes do modelo híbrido no processo de ensino e aprendizagem no Ensino Superior? Nesse sentido, o objectivo desta pesquisa foi reflectir sobre as potencialidades e desafios do ensino híbrido num modelo de sala de aula invertida. A pesquisa assumiu uma metodologia mista e baseou-se no estudo de caso. Os dados são provenientes de um questionário online e análise das actividades dos estudantes. A análise de dados foi feita através da análise de conteúdo e a estatística descritiva. Os resultados alcançados demostram que a utilização coordenada da plataforma de videoconferência Zoom, o AVA MOODLE e de outros aplicativos e ferramentas web 2.0 utilizadas na sala de aula presencial foram relevantes para a aprendizagem dos estudantes por incentivar a colaboração e a interacção. Concluiu-se que o ensino híbrido se mostra viável para o contexto da UCM, apesar de alguns desafios a serem ultrapassados.

Publiée

2022-11-12

Articles similaires

1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée de similarité pour cet article.

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice

<< < 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 > >>