Uso das Tecnologias Digitais na Comunicação Organizacional: Desafios e Oportunidades
Universidade Católica de Moçambique
DOI :
https://doi.org/10.70634/reid.v1i15.375Mots-clés :
comunicação organizacional, desafios, oportunidades, organizações, tecnologias digitaisRésumé
A comunicação organizacional é considerada como um processo activo por meio do qual as organizações se relacionam com o meio ambiente e as subpartes da organização se conectam entre si. Por conseguinte, com o advento da internet o espaço organizacional tem estado a apresentar nas últimas décadas uma evolução, acomodando um ambiente de crescente sofisticação da comunicação como resultado da revolução tecnológica. Esta realidade impera a necessidade de reinvenção da comunicação organizacional e as estratégias organizacionais, porquanto o cenário social em que actua a organização é agora dinâmica e distinta do passado, caracterizando-se pela introdução das tecnologias digitais o que revolucionou o mundo da comunicação nas organizações. Desta forma, a presente pesquisa foi realizada com suporte numa revisão bibliográfica e foi motivada pela necessidade de se compreender os desafios e oportunidades do uso das tecnologias na comunicação organizacional. Os resultados inspiram que, pese embora um dos maiores desafios seja a integração e socialização dessas tecnologias pelos sujeitos ou intervenientes do processo de comunicação, o seu uso configura-se como um activo estratégico e desempenha um papel de relevo na dinâmica das organizações, destacando-se a oportunidade na transformação das actividades e nos processos administrativos das respectivas organizações.