Educação escolar resiliente: uma abordagem orientada para a degradação de valores culturais e morais no séc. XXI

Justin Mweze

Autores

  • Universidade Católica de Moçambique

DOI:

https://doi.org/10.70634/reid.v1i13.162

Palavras-chave:

Resiliência, Educação, Escola, Valores morais

Resumo

O presente artigo constitui-se num ensaio teórico elaborado a partir de uma revisão de literatura cujo objectivo principal é discutir a educação escolar resiliente relativamente à degradação dos valores culturais e morais. Na mesma ordem de ideia, busca-se compreender o significado de resiliência na educação escolar e na sociedade globalizada, caracterizada pelas diferentes correntes culturais. Hoje, fala-se da necessidade de atender a globalização em vários países com as ameaças socioculturais. A reflexão sobre as formas de considerar e respeitar a diversidade cultural tem polarizado as discussões entre os educadores para uma sociedade saudável regida pelos princípios éticos e morais. Nesse sentido, o fundamento deste artigo consiste em explicar como resistir às ameaças socioculturais causadas pelos efeitos da globalização que degradam os valores culturais e morais em pleno século XXI. Quanto ao nível de profundidade de estudo, optou-se pela pesquisa explicativa, tendo em vista os factores que contribuem para a queda de valores morais na sociedade. Relativamente ao procedimento utilizado na colecta de dados, a pesquisa foi bibliográfica com objectivo de trazer explicações a partir das teorias publicadas em diversos tipos de fontes.

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Publicado

12-11-2022

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