O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE UM MOSÁICO EDUCACIONAL: REFLEXÕES A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS EM MOÇAMBIQUE
Roberto Carlos
DOI:
https://doi.org/10.70634/reid.v1i6.66Palavras-chave:
Educação, prática reflexiva, eu-educador, MoçambiqueResumo
Este estudo descreve experiências em uma realidade geográfica e cultural distinta – Mangunde, em Moçambique. Onde os desafios do cotidiano serviram como motivação para projetos inovadores. Com o objetivo de identificar características do eu educador, são narrados acontecimentos vividos neste contexto, detalhando alguns dos projetos educacionais desenvolvidos. Para tal, esse artigo se fundamenta na teoria de Paulo Freire, entendendo a prática educativa enquanto dimensão social sob o âmbito da intersubjetividade e da interculturalidade. A abordagem freireana, já em parte intrínseca às experiências por mim vivenciadas, agora toma novo vigor, permitindo a elaboração de reflexões mais sólidas no processo educativo. Valendome da metáfora do mosaico, o texto vai sendo construído com diferentes matizes e formas.