O Papel da Educação na Promoção do Movimento da Inovação em Moçambique

Martins Vilanculos Laita

Autores/as

  • Universidade Católica de Moçambique

DOI:

https://doi.org/10.70634/reid.v1i2.22

Palabras clave:

Educação, Investigação, Inovação, Desenvolvimento inclusivo

Resumen

O presente texto foi apresentado nas Jornadas “Diálogo Regional de Inovação” (20-21 de Outubro de 2011). O principal propósito do mesmo visa apresentar alguns elementos reflexivos em torno da relação “educação-investigação-inovação”. Na abordagem realizada, salientam-se as potencialidades desta relação, desde que acompanhada de políticas educativas inclusivas e de um projecto local assente numa rede educativa, que envolva e comprometa todas as instituições de ensino (básico, secundário e superior). Por conseguinte, não basta produzir e difundir conhecimento científico se este não gerar, no seu retorno, a capacidade dos actores sociais poderem tornar-se pró-activos no processo do seu desenvolvimento e das suas comunidades. Trata-se de investir numa cultura de conhecimento científico que facilite a emergência de condições de inovação de saberes e tecnologias e, ao mesmo tempo, promova um desenvolvimento inclusivo. A Educação, nesta perspectiva, torna-se numa estratégia-chave para que as comunidades locais assumam o seu protagonismo social e cultural.

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Publicado

2022-11-01

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