A A Situação Organizacional e Pedagógica numa Instituição de Ensino Superior em Moçambique
Universidade Católica de Moçambique
DOI:
https://doi.org/10.70634/reid.v1i15.369Parole chiave:
Situação organizacional, pedagógica, instituição e legislaçãoAbstract
A reforma curricular no ensino superior tem contribuído para melhorar a qualidade de ensino e garantir uma maior flexibilidade na organização das práticas pedagógicas. Assim, este artigo apresenta uma pesquisa que teve como objectivo geral analisar a situação organizacional e pedagógica numa instituição de ensino superior em Moçambique, tendo em conta as orientações contidas na legislação do ensino superior. Para a concretização deste objectivo foi levantada a seguinte questão de partida: Como é que se apresenta a situação organizacional e pedagógica numa instituição de ensino superior em Moçambique? Consideramos ser relevante este estudo para perceber se esta Instituição segue a Lei do Ensino Superior em vigor no Pais. Assim, tendo em conta a natureza deste estudo, foi usada a metodologia qualitativa, no quadro do paradigma interpretativo num estudo de caso e para a recolha de dados, usou-se a entrevista semiestruturada envolvendo cinco (5) participantes do estudo. Para a análise e interpretação dos resultados, usou-se a análise descritiva de conteúdos. Os resultados revelaram que a instituição em análise, está a implementar dois ciclos de estudo, sendo o 1º que é a Licenciatura (com a duração de 4 a 5 anos) e o 2º ciclo que é o Mestrado (com a duração de 2 anos), correspondentes a 240 a 300 e 120 créditos académicos, respectivamente. Concluímos que a instituição em estudo apresenta uma situação organizacional e pedagógica que responde as orientações contidas na legislação do ensino superior em vigor no País.