A Participação da Comunidade na Gestão da Escola – Caso da escola Primária (Y) da Cidade da Beira
Cláudia Nanhecua, Mahomed Ibraimo
DOI:
https://doi.org/10.70634/reid.v2i14.277Palavras-chave:
Participação, Comunidade, GestãoResumo
Em Moçambique, a participação dos pais e encarregados de educação na gestão da escola é uma prática que vem desde o período da independência quando as primeiras experiências de gestão escolar começam a sentir-se através das comissões de pais e de ligação entre escola e comunidade. No entanto, foi com a promulgação da lei 6/92, lei de bases do sistema educativo, que a participação dos pais e encarregados de educação foi legalmente prescrita nas escolas. Deste modo, a pergunta de partida procurou saber de que modo a comunidade participa na gestão da escola e, neste caso, numa escola primária da cidade da Beira. Em termos metodológicos, privilegiamos o paradigma interpretativo e uma abordagem de natureza qualitativa. Como técnicas e instrumento de recolha de dados, foram utilizadas entrevistas semiestruturadas. O estudo contou com sete participantes, membros do conselho de escola. Os resultados demonstram que o conselho de escola usa diferentes estratégias de modo que haja uma participação activa dos membros do Conselho de escola nas actividades do Conselho de Escola. Os mesmos referem que a sua participação é satisfatória, pois participam na elaboração do plano anual do conselho a partir das comissões e subcomissões. Concluiu-se, ainda, que entendem o funcionamento do CE, em estudo, como um desafio que permite participar e compreender o contexto educativo e as suas diferentes lógicas.