Sistema de Créditos Académicos e Mobilidade dos Estudantes nas Instituições de Ensino Superior em Sofala
Mauane Manuel
DOI:
https://doi.org/10.70634/reid.v1i7.77Palavras-chave:
Créditos acadêmicos, mobilidade, IES’s, estudantesResumo
O estudo analisa o Sistema de Créditos académicos e mobilidade dos estudantes nas Instituições de Ensino Superior em Sofala. Com a entrada em vigor do DECRETO N°32/2010 de 30 de Agosto, o sistema nacional de acumulação e transferência de créditos académicos (SNATCA) permitiu a mobilidade dos estudantes mantendo as notas do aproveitamento pedagógico que obteve na primeira Instituição. O objectivo é analisar o sistema de créditos académicos e a mobilidade dos estudantes a nível das Instituições de Ensino Superior. Usou-se metodologia qualitativa com enfoque a entrevista e revisão bibliográfica que permitiu a concretização dos objetivos. Para analisar e interpretar os resultados, baseou se na triangulação entre os objectivos, resultados das entrevistas e o referencial teórico existente sobre o sistema de créditos. Verificou-se que as Instituições entrevistadas seguem o recomendado pelo regulamento de Ensino Superior em Moçambique, relativamente a atribuição de créditos as disciplinas e os Cursos, ficou evidente que não tem bases sustentáveis nos critérios de atribuição, umas baseiam-se na complexidade dos conteúdos e outras no volume de trabalho realizado pelo estudante. Concluiu-se que todas as IES’s implementam o SNATCA e registaram mobilidade por acreditação e transferência entre instituições ou cursos.