Sistema de Créditos Académicos e Mobilidade dos Estudantes nas Instituições de Ensino Superior em Sofala

Mauane Manuel

Autores

  • Universidade Católica de Moçambique

DOI:

https://doi.org/10.70634/reid.v1i7.77

Palavras-chave:

Créditos acadêmicos, mobilidade, IES’s, estudantes

Resumo

O estudo analisa o Sistema de Créditos académicos e mobilidade dos estudantes nas Instituições de Ensino Superior em Sofala. Com a entrada em vigor do DECRETO N°32/2010 de 30 de Agosto, o sistema nacional de acumulação e transferência de créditos académicos (SNATCA) permitiu a mobilidade dos estudantes mantendo as notas do aproveitamento pedagógico que obteve na primeira Instituição. O objectivo é analisar o sistema de créditos académicos e a mobilidade dos estudantes a nível das Instituições de Ensino Superior. Usou-se metodologia qualitativa com enfoque a entrevista e revisão bibliográfica que permitiu a concretização dos objetivos. Para analisar e interpretar os resultados, baseou se na triangulação entre os objectivos, resultados das entrevistas e o referencial teórico existente sobre o sistema de créditos. Verificou-se que as Instituições entrevistadas seguem o recomendado pelo regulamento de Ensino Superior em Moçambique, relativamente a atribuição de créditos as disciplinas e os Cursos, ficou evidente que não tem bases sustentáveis nos critérios de atribuição, umas baseiam-se na complexidade dos conteúdos e outras no volume de trabalho realizado pelo estudante. Concluiu-se que todas as IES’s implementam o SNATCA e registaram mobilidade por acreditação e transferência entre instituições ou cursos.  

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Publicado

08-11-2022

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