A Comunicação Interna como Estratégia de Reforço da Identidade e Cultura das Organizações
Abdul Mepeva, Alice Nhamposse
DOI:
https://doi.org/10.70634/reid.v2i9.108Palabras clave:
Comunicação Interna, identidade, cultura, organização, colaboradoresResumen
A partir da Direcção Executiva CFM – Norte e com oobjectivo de analisar as estratégias de comunicação interna utilizadas, opresente trabalho aborda a Comunicação Interna como Estratégia de Reforço da Identidade e Cultura das Organizações. No que diz respeito à classificação, a pesquisa segue uma abordagem mista, predominantemente qualitativa de base interpretativa. Os instrumentos utilizados para a recolha de dados, isto é, os dados qualitativos e quantitativos, foram obtidos através de entrevistas (semi-estruturadas), inquéritos por questionário (do tipo Likert) e grupos de foco. A pesquisa evidenciou que a comunicação interna tem vindo a ganhar espaço no que se refere ao reforço da identidade e cultura da organização, bem como influencia na reputação da imagem corporativa. Ficou patente que os colaboradores conhecem os meios pelos quais a comunicação é partilhada e os níveis de satisfação a respeito da aplicação. Porém, relatam que devem ocorrer melhoramentos, principalmente, em relação à sua fluidez.