CONSTRUÇÃO DOS PERFIS FORMATIVOS E PROFISSIONAIS PELAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR EM MOÇAMBIQUE

Raju Lauter

Autores/as

  • Universidade Católica de Moçambique

DOI:

https://doi.org/10.70634/reid.v1i6.63

Palabras clave:

Perfis Formativos, Perfis Profissionais, Empregabilidade

Resumen

Analisar a empregabilidade dos graduados do Ensino Superior partindo da construção dos perfis formativos e profissionais por parte das Instituições de Ensino Superior é o que se propõe o presente artigo. Nestes termos, privilegiamos a análise empírico-qualitativa buscando fontes bibliográficas e uma netnografia. A discussão apontou para uma verificação crescente de números de graduados pelas IES em Moçambique, não fosse isso o crescimento expansivo numérico das próprias IES, públicas e privadas. Hoje, as correntes de opinião pública, tornaram-se mais exigentes com o desempenho das IES, o que levou as mesmas a desafiarem as suas prioridades de formação viradas para o alinhamento dos perfis formativos e profissionais do mercado do trabalho, investimento na profissionalização do pessoal docente; promoção a investigação científica dos estudos de empregabilidade dos graduados; estabelecimento de parcerias com as empresas e ou ordem profissionais; e a garantia da existência de memorando de entendimento entre as IES e as empresas e ou ordem profissionais para estágios curriculares. O fim último é a aproximação cada vez mais estrita entre as IES, os empregadores e ou as ordem profissionais.

Publicado

2022-11-07

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