Passivas no Português de Moçambique e Normas no Ensino
Arlindo Malize
DOI:
https://doi.org/10.70634/reid.v2i13.176Palavras-chave:
Coabitação, Normas, Passiva Dativa, PortuguêsResumo
O presente artigo tem como objectivo geral compreender a coabitação do Português de Moçambique (PM) e do Português Europeu (PE) como normas usadas no ensino, que se manifesta através de variantes concorrentes à categoria de passivas com verbos ditransitivos (passiva dativa), em contextos formais de uso da língua. O mesmo será articulado pelos seguintes objectivos específicos: a) descrever a variação e mudança linguística à luz da Linguística Variacionista de Labov; b) discutir conceitos de norma normal e norma normativa; c) demonstrar a variação linguística ao nível sintáctico entre o PE e o PM; d) analisar seu impacto no ensino e aprendizagem da língua portuguesa nas escolas e; e) propor metodologias de ensino da língua em sala de aulas. O estudo orientou-se pela abordagem mista assente na descrição e interpretação de realizações linguísticas do PM (abordagem qualitativa) e na análise de frequências das variantes concorrentes para a categoria em apreço (abordagem quantitativa). Os dados para análise consistiram em extractos linguísticos colectados de forma aleatória a partir de jornais, com os quais avaliámos o nível de ocorrência das variantes da passiva com verbos ditransitivos no PM e no PE, em contextos formais de uso da língua em Moçambique.